Casa40

O que é Inbound Marketing e porquê deve integrá-lo à estratégia da sua empresa?

O que é Inbound Marketing e porquê deve integrá-lo à estratégia da sua empresa?

Muitos empreendedores, com as transformações do mercado digital, devem se perguntar o que é inbound marketing e como incorporá-lo nas estratégias do seu negócio.
O marketing sempre foi baseado em interrupções, com as marcas buscando chamar atenção do público para convencê-los de que o seu produto é vantajoso e evidenciando seus produtos frente ao mercado consumidor. No entanto, com as transformações agregadas com o ambiente online e as novas formas de consumo e publicidade, as empresas precisam de novas formas para atrair e conquistar os clientes, divulgando os seus produtos. Nesse sentido, o Inbound Marketing é um dos melhores métodos para atrair o público e conseguir excelentes resultados, levando confiança e relevância à marca – com uma forma mais “passiva” de alcançar o público.

O que é Inbound Marketing?

Consiste em um conjunto de estratégias de marketing focadas na criação e no compartilhamento de conteúdo, visando conquistar a confiança do público-alvo e possibilitando a criação de um relacionamento duradouro com o lead (potencial cliente).

Basicamente, o Inbound Marketing é a estratégia em que os consumidores encontram ou passam a procurar voluntariamente a empresa, atraídos pela mensagem e alcançados por conteúdos de valor acerca do tema pesquisado.

Com isso, os profissionais podem apresentar suas soluções e, assim, transformar os internautas em clientes. Posteriormente, com ações de nutrição regulares, torná-los em promotores da marca.

Características do Inbound Marketing

As estratégias de inbound são focadas em oferecer conteúdos que ajudem a solucionar as dúvidas do público, assim há mais possibilidades de abertura para um relacionamento mais próximo e é agregada credibilidade e relevância à marca.

As principais características do Inbound Marketing são:

  • Maior engajamento;
  • Comunicação mais aberta entre marca e cliente;
  • Personalização de conteúdos;
  • Humanização das estratégias;
  • Redução de custos.

Para que serve o Inbound Marketing?

As empresas podem utilizar o inbound para fortalecer a imagem da marca, produzindo conteúdos úteis que geram valor e autoridade.

Deste modo, essa estratégia no Marketing funciona como um investimento, pois todas as ações podem ser mensuradas. 

Consequentemente, os profissionais podem saber quantas pessoas visualizaram, converteram ou compraram os produtos por conta das campanhas, tornando as ações mais efetivas.

Ter conhecimento sobre essas informações permite que os profissionais organizem campanhas para obter um excelente ROI (Retorno Sobre Investimento). Com isso, as marcas têm utilizado inbound marketing agressivamente, já que esta estratégia ajuda a:

  • Otimizar o processo de vendas;
  • Atrair clientes em potencial;
  • Diminuir o Custo de Aquisição de Clientes;
  • Produzir conteúdos relevantes.

Etapas do Inbound Marketing

O método de inbound marketing é dividido em quatro etapas: atração, conversão, vendas e encantamento. 

Entender cada destas fases é fundamental para desenvolver materiais e campanhas mais adequadas e com maior potencial de resultados. São elas:

  1. Atração

Consiste em ter/atrair um tráfego qualificado para os canais digitais da marca. 

A primeira etapa do inbound é focada, basicamente, em tornar usuários desconhecidos em visitantes frequentes regulares. Isto pode acontecer graças ao Marketing de Conteúdo.

Na fase de atração, estratégias focadas em SEO (Search Engine Optimization), mídias sociais, blog e site podem ajudar a atrair leads

O ideal é fazer materiais mais diversos e introdutórios, de modo a alcançar mais pessoas, que serão qualificadas no decorrer da jornada do cliente.

  1. Conversão

Na segunda fase o grande objetivo é transformar os visitantes em leads, ou seja, iniciar o processo de conversão das pessoas, de modo a ter mais oportunidades reais de venda.

As ferramentas ideais para obter boa conversão consistem em: CTA (Call to Action), em português chamada de ação, landing page, formulários, entre outros, aproximando ainda mais o contato e identificando interesses potenciais.

  1. Vender

Após a nutrição dos leads conquistados através de conteúdos relevantes, os profissionais precisam verificar quais estão no estágio para o fechamento de vendas.

Os recursos que podem ser utilizados para conseguir realizar boas vendas são: email marketing, automação de marketing e lead scoring

Nesse caso a nutrição dos leads e acompanhamento da evolução do interesse é crucial, modificando a qualificação dos leads conforme eles avançam na jornada de compra.

Apostar na criação de anúncios pagos em plataformas Ads são maneiras de divulgar os produtos e serviços do seu negócio e ter mais uma maneira de chamar atenção dos clientes. 

Para isso, ferramentas como o Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, Linkedin Ads, Twitter Ads e Youtube Ads podem ser utilizadas, conforme a plataforma com maior potencial de alcance/conversão.

Afinal, são opções que podem ajudar a desenvolver anúncios de diferentes formatos, com custo acessível e que ajudam nas estratégias de inbound marketing.

  1. Encantamento

Um detalhe importante que os empreendedores devem ter em mente é que o relacionamento com o cliente não termina na venda.

Após a compra, um novo estágio na relação deve ser desenvolvido, visando encantar os clientes a ponto deles se tornarem promotores da marca, voltando a consumir e indicando para outras pessoas.

Benefícios do Inbound Marketing

Alguns empreendedores podem se questionar sobre os investimentos em inbound marketing. Por isso, é importante ressaltar seus impactos, sendo os principais benefícios e possibilidades:

  • Mensuração de resultados em tempo real;
  • Redução do ciclo de vendas;
  • Melhora do alcance direcionado (público certo);
  • Aumenta o poder de persuasão;
  • Permite um relacionamento mais próximo e personalizado;
  • Aumenta o ticket médio;
  • Atrai o lead, convidando-o a interagir, ao invés de interromper a navegação;
  • Reduz os custos.

Deste modo, os investimentos em inbound marketing são muito importantes para fortalecer a imagem da marca, aumentar as vendas, mostrar autoridade na área de atuação e conquistar a confiança dos clientes.

Open chat
💬Podemos ajudar?
Olá ✋
Posso ajudar?